Atividade 3. Escola Cultura e Sociedade
1) Qual a posição de Durkhein frente ao que diz Stuart Mill? Para Durkhein a definição de Stuart Mill sobre a educação é muito ampla, pois a relaciona com fatos diversos. A educação é a ação que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. O princípio básico de educação deve ser o estudo da ação que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. Segundo Durkhein é em relação a isso que a educação deve voltar-se com preocupação maior.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkhein? Explique o ponto fraco em que incorrem? Durkhein aponta uma educação que leva o indivíduo à perfeição. Outra é uma educação que faz do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para os outros. Mas elas tem seu ponto fraco, pois definem que existe uma educação ideal, perfeita e que pode ser apropriada a todos os homens sem distinção, ou seja,uma educação universal. Se levarmos em consideração fato histórico isso não é possível, pois educação varia de acordo com o tempo e o meio.
3) O que é preciso, de acordo com Durkhein, para definir a educação? Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos do passado, comparando-os com o presente e a partir deles abstrairmos os pontos em comum.
4) De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem um certo ideal é conjunto de idéias que se tem sobre a natureza humana e sobre a importância de nossas diversas faculdades. Também, depende do progresso, da ciência e da arte.
5) Segundo o autor, que função “o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança? Desenvolver no indivíduo estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os membros. E, em seguida, suscitar os que o grupo social particular considera indispensável. Sendo que quem determina isso é a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular.
6) A partir da definição “a educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particulamente, se destine” o que conclui Durkhein? Explique? Durkhein conclui que a educação consiste numa socialização metódica de as novas gerações. Existe em cada um de nós dois seres. Um que se relaciona conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal, é o individual. O outro é um sistema de idéias, que não exprime nossa personalidade, mas o grupo de que fazemos parte. Esse conjunto forma o ser social, e isso é o fim da educação.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Sociedade e indivíduo são idéias dependentes á medida que o indivíduo deseja melhorar a sociedade está melhorando a si próprio.
2) Quais as duas ressaltadas por Durkhein? Explique o ponto fraco em que incorrem? Durkhein aponta uma educação que leva o indivíduo à perfeição. Outra é uma educação que faz do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para os outros. Mas elas tem seu ponto fraco, pois definem que existe uma educação ideal, perfeita e que pode ser apropriada a todos os homens sem distinção, ou seja,uma educação universal. Se levarmos em consideração fato histórico isso não é possível, pois educação varia de acordo com o tempo e o meio.
3) O que é preciso, de acordo com Durkhein, para definir a educação? Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos do passado, comparando-os com o presente e a partir deles abstrairmos os pontos em comum.
4) De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem um certo ideal é conjunto de idéias que se tem sobre a natureza humana e sobre a importância de nossas diversas faculdades. Também, depende do progresso, da ciência e da arte.
5) Segundo o autor, que função “o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança? Desenvolver no indivíduo estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os membros. E, em seguida, suscitar os que o grupo social particular considera indispensável. Sendo que quem determina isso é a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular.
6) A partir da definição “a educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particulamente, se destine” o que conclui Durkhein? Explique? Durkhein conclui que a educação consiste numa socialização metódica de as novas gerações. Existe em cada um de nós dois seres. Um que se relaciona conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal, é o individual. O outro é um sistema de idéias, que não exprime nossa personalidade, mas o grupo de que fazemos parte. Esse conjunto forma o ser social, e isso é o fim da educação.
7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Sociedade e indivíduo são idéias dependentes á medida que o indivíduo deseja melhorar a sociedade está melhorando a si próprio.
1 Comments:
Vanícia!!
Que bom que conseguiste responder as questões referentes ao texto. Qualquer dúvida podes contar comigo...
Bom feriado!!
Rô
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