Vanicia Behenck

Monday, October 30, 2006

ECS Atividade 6

O sistema educacional está organizado numa hierarquia em que as relações de poder se fortalecem e enfraquecem de acordo com os papéis assumidos pelas pessoas. Nesse sentido a teoria de Weber pode ser relacionada com os tipos de dominação que se exerce na escola.
O sistema educacional está organizado de forma hierárquica. Um exemplo disso é a forma política que o professor ingressa na escola. Este pode exercer o papel de professor mediante concurso público para que seja nomeado ou contratado temporariamente. Assim, aquele que tem o diploma e se mostrar melhor na prova de seleção mesmo que não tenha vocação para tal exercício tem o poder de estar numa sala de aula. Isso segundo Weber é o tipo de Dominação Legal.
Outro tipo de situação escolar em que as relações de dominação estão presentes é o poder que as pessoas tem uma sobre as outras, conforme o papel que desenvolvem no âmbito escolar. A direção como autoridade máxima exerce o poder sobre os professores e estes sobre os alunos.
Então, no sistema educacional como qualquer outro sistema apresenta uma estrutura hierárquica, considerando a política social. Essa é uma forma em que a sociedade procura organizar a política democrática do país.

Thursday, October 26, 2006

ECS 8


Olá colegas! Esta é minha figura...
Este é o meu endereço de e-mail:
vanicia_hendler@yahoo.com.br

Tuesday, October 24, 2006

ECS 5 Weber

Os três tipos de dominação legítima
A dominação legal tem como seu tipo mais puro a dominação burocrática que permiti a criação ou modificação de qualquer direito mediante um estatuto. Essa dominação constitui a estrutura moderna do estado e do município, além das empresas capitalistas e privadas. Elas são compostas por quadros administrativos numerosos e hierarquicamente articulado. Os funcionários desta dominação são nomeados e possuem formação profissional e suas condições de serviço baseiam-se num contrato, num pagamento fixo, graduado segundo o cargo. Sendo que a base de funcionamento técnico é a disciplina do serviço.
Outro tipo de dominação legítima é a tradicional e apresenta como tipo mais puro a dominação patriarcal.Tem caráter comunitário, sendo que o quadro administrativo é formado por servidores. As ordens são dadas pelo “senhor” e quem obedece são os súditos. Essas ordens provém de tradições. Caso as ordens não sejam dadas pelo senhor, este estará colocando em perigo a legitimidade de seu próprio domínio. Portanto, a dominação patriarcal (do pai de família) é o tipo de dominação tradicional.
Por fim, Weber apresenta a dominação carismática que é um tipo de dominação mais profética. Tem caráter comunitário, acontece na comunidade. Quem manda é chamado líder. Nesse tipo de dominação o quadro administrativo é escolhido segundo o carisma e vocações pessoais e não devido à sua qualificação pessoal.
Esses três tipos de dominação de que trata Weber em seu texto está presente na sociedade atual. A dominação legal é forma como está organizada a estrutura política do nosso país. Embora sabe-se que este tipo de dominação existente não está, em alguns casos, de acordo com as leis vigentes, pois a corrupção está fazendo parte desse processo. Isso faz com que esta dominação que deveria ter um bom caráter seja para muitos brasileiros uma ilusão.
A dominação tradicional precisa hoje na atual sociedade ser resgatada, pois ela é a responsável pela boa estruturação familiar. O que vem acontecendo é o enfraquecimento dessa dominação, já que muitos patriarcas (pai) estão perdendo o controle de seus súditos (filhos), acarretando na falta de limites e caráter sem muitos jovens.
Já o tipo de dominação chamada carismática é responsável pela organização de diversos grupos comunitários. Pode-se dizer que nas organizações religiosas da comunidade acontece a dominação carismática, em que esses grupos organizam-se pelo seu carisma e vocação pessoal.


Monday, October 23, 2006

Escola Cultura e Sociedade. Atividade 2

Adorei a visita feita aos blogs, pois cada um trazia uma informação diferente me fazendo refletir a importância deste na educação.
A cada visita feita muitas coisas aprendi, me trazendo várias idéias para a atualização de meu blog pessoal.

Wednesday, October 18, 2006

Escola, Cultura e Sociedade Atividade 4

Através da visita feita aos blogs de algumas colegas do pólo, percebi que estão organizados e com todas as atividades feitas. Pude observar que se dediquem e estão se esforçando na realização das atividades.
Os blogs estão criativos e bonitos. Sei que dificuldades serão encontradas, mas que com força de vontade todas conseguiremos vencer esta nova etapa em nossas vidas.

Tuesday, October 17, 2006

Educação e Tecnologia da Comunicação e Informação. Atividade 2

O blog é uma página na web que permiti escrever o que quiser e na hora que quiser. A visita feita aos blogs educacionais foi muito interessante. Visitei o blog www.fpce.ul.pt/pessoal/ulpcost/te3aula2003/blog “Vamos blogar”.
Este blog tem por objetivo mostrar aos leitores o que é um blog, e incentivar-nos a usar como instrumento educacional, pois ele nos permiti colocar os assuntos que queremos, o que a nossa imaginação permitir.
Neste blog também passei a conhecer um pouco mais de sua história, como nasceu e como criar o nosso próprio blog.
Outro blog visitado foi
www.pr.gov.br/batebyte/edições/2002/bb126/premio2.htm “Prêmio Celepar de Informática e Cidadania - Projeto blog.
Este blog tem por finalidade levar a tecnologia mais perto das pessoas. Foi feito um projeto nas escolas com concursos para as pessoas participarem, onde os alunos podem interagir.
Adorei visitar estes blogs, porque me fez refletir como é importante seu uso na educação, pois através dele podemos trocar idéias, informações com outras pessoas.

Monday, October 09, 2006

Atividade 3. Escola Cultura e Sociedade

1) Qual a posição de Durkhein frente ao que diz Stuart Mill? Para Durkhein a definição de Stuart Mill sobre a educação é muito ampla, pois a relaciona com fatos diversos. A educação é a ação que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. O princípio básico de educação deve ser o estudo da ação que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes. Segundo Durkhein é em relação a isso que a educação deve voltar-se com preocupação maior.

2) Quais as duas ressaltadas por Durkhein? Explique o ponto fraco em que incorrem? Durkhein aponta uma educação que leva o indivíduo à perfeição. Outra é uma educação que faz do indivíduo um instrumento de felicidade para si e para os outros. Mas elas tem seu ponto fraco, pois definem que existe uma educação ideal, perfeita e que pode ser apropriada a todos os homens sem distinção, ou seja,uma educação universal. Se levarmos em consideração fato histórico isso não é possível, pois educação varia de acordo com o tempo e o meio.

3) O que é preciso, de acordo com Durkhein, para definir a educação? Para definir educação é preciso considerar os sistemas educativos do passado, comparando-os com o presente e a partir deles abstrairmos os pontos em comum.

4) De acordo com Durkhein, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral? Os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem um certo ideal é conjunto de idéias que se tem sobre a natureza humana e sobre a importância de nossas diversas faculdades. Também, depende do progresso, da ciência e da arte.

5) Segundo o autor, que função “o ideal a ser realizado têm que suscitar na criança? Desenvolver no indivíduo estados físicos e mentais que a sociedade considera indispensável a todos os membros. E, em seguida, suscitar os que o grupo social particular considera indispensável. Sendo que quem determina isso é a sociedade em seu conjunto e cada meio social em particular.

6) A partir da definição “a educação é ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança particulamente, se destine” o que conclui Durkhein? Explique? Durkhein conclui que a educação consiste numa socialização metódica de as novas gerações. Existe em cada um de nós dois seres. Um que se relaciona conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal, é o individual. O outro é um sistema de idéias, que não exprime nossa personalidade, mas o grupo de que fazemos parte. Esse conjunto forma o ser social, e isso é o fim da educação.

7) Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes? Sociedade e indivíduo são idéias dependentes á medida que o indivíduo deseja melhorar a sociedade está melhorando a si próprio.