Vanicia Behenck

Wednesday, November 08, 2006

ECS Atividade 7

Karl Marx e Friedrich Engels, cumplicidade e amizade.

Karl Marx, nasceu em Treves, na Alemanha. Em 1830, matriculou-se na Universidade de Berlim, doutorando-se em filosofia em Iena. Em 1842, mudou-se para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de idéias e publicações por toda a vida, em que além de colaborar nos escritos, ajudou Marx, muitas vezes, quando se encontrava em situação financeira crítica.
Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia.
Em 1848, Marx e Engels escreveram “O Manifesto do Partido Comunista, obra fundadora do “marxismo”. Nela defendem a educação pública e gratuita para todas as crianças. Marx defende o trabalho infantil, de maneira que nada se pareça com a exploração infantil capitalista, e além disso acha que as crianças e os jovens devem dividir o trabalho em três classes.
Friedrich Engels, nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Foi um filósofo alemão, que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou comunismo. Ele soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando lugar de destaque na Cultura Comunista.
Os escritos de Marx tinham como base à relação entre teoria e prática, como forma de superar as situações de opressão da sociedade capitalista. Além de deixar claro que a realidade social é histórica, mas pode ser modificada pelo homem. Para ele a sociedade não é exterior aos indivíduos, como para Durkheim, mas construída por esses indivíduos. Sendo que cada sociedade é histórica.
Marx é um dos principais representantes do pensamento crítico acerca da sociedade capitalista. Para ele identificar as diferentes sociedades, é preciso diferenciar o seu modo de produção. No pensamento de Marx o trabalho é o ponto de partida para a análise crítica do capitalismo. Tinha a visão de que as forças econômicas estavam oprimindo os seres humanos e de que a ação política é uma parte necessária da filosofia. Isto é, está presente em toda a base de seu pensamento a relação entre teoria e prática como forma de superar as situações de opressão da sociedade capitalista.
Para estudar a sociedade não se deve segundo Marx, partir de que os homens dizem, imaginam ou pensam, mas da forma como produzem os bens necessários à sua vida. Não quer dizer com isso que os homens não tenham idéias, mas procura explica-las pela estrutura material da sociedade. Portanto, a forma de pensar é determinada pela produção material da vida humana.
Assim para Marx toda a história da humanidade é marcada pelo antagonismo de classes que se dá entre a burguesia, que é detentora dos meios de produção e o proletariado, classe social que foi expropriada das condições básicas de sobrevivência, sendo obrigada a vender sua força de trabalho.
A concepção da sociedade em Marx está relacionada com a forma que o autor concebe a questão do conhecimento. Para ele, o conhecimento é construído num processo de ação-reflexão. Nesse processo sujeito e objeto estão inter-relacionados dialeticamente. O conhecimento está sempre comprometido com uma classe social determinante e expressa os valores dominantes dessa classe social.
O conhecimento tem o objetivo de fazer com que os seres humanos tomem consciência de sua realidade histórica, entendendo-se como sujeitos, para, desta maneira, poder agir para transformá-la. É comprometido com a prática e não pode ser entendido separado dela. A ciência está assumindo o compromisso de saber e aplicação. Percebemos aqui que Marx não propõe apenas um novo método de pensar mas um projeto para a ação transformadora da realidade.
Neste sentido, Marx desenvolve o conceito de Práxis, que significa a união dialética da teoria e da prática. Essa práxis entendida como ação humana dentro de um contexto histórico específico, é que vai transformar a realidade.
Para Marx o trabalho deve alcançar a todos e do mesmo modo deve ser a educação. Se a formação da sociedade é determinada pelo processo de produção econômica, através do trabalho, da mesma forma a formação dos indivíduos, do ponto de vista intelectual deve, também alcançar a todos, a fim de que a unidade entre ciência e trabalho seja estendida a todos os indivíduos. Nesse sentido, evidencia-se a função da escola para Marx:
“A escola não pode deixar de se configurar a não ser como processo educativo em que coincidem a ciência e o trabalho; uma ciência não meramente especulativa, mas operativa, porque, sendo operativa, reflete a essência do homem, sua capacidade de domínio sobre a natureza, um trabalho não destinado a adquirir habilidades parciais do tipo artesanal, porém o mais articulado possível, pelo menos em perspectiva, à tecnologia da fábrica, a mais moderna forma de produção.”
A finalidade maior da Educação, para Marx, está na formação do ser onilateral, isto é, do ser que se desenvolve em todos os sentidos, que busca o desenvolvimento total, completo.
Marx é, indiscutivamente, ainda hoje, um dos principais representantes do pensamento crítico acerca da sociedade capitalista. Foi ele quem melhor fez a crítica ao capitalismo, apresentando as suas principais contradições e antagonismos.
O pensamento de Marx influenciou também vários movimentos revolucionários e partidos de esquerda, em todas as partes do mundo.

2 Comments:

At 8:23 AM, Blogger Roberta said...

Vanicia!!

Estudar a vida de grandes pensadores é importantíssimo para entedermos a sua obra.
Parabéns pela pesquisa

Abraços
Roberta

 
At 3:01 PM, Blogger Mara said...

Vanicia: É importante que faças refira de onde retirastes tua pesquisa. Por exemplo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Marx
Profª Mara N Silva

 

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